O mercado de ISPs – que abrange os provedores de internet regionais e independentes do país – tem um papel decisivo no processo de transformação digital da sociedade brasileira, uma vez que, segundo dados divulgados pela Teleco, estamos falando de um segmento que lidera o fornecimento de banda larga fixa residencial em nada menos que 84% das cidades brasileiras.
Por outro lado, é importante termos em mente que o setor de telecomunicações no Brasil é bastante competitivo e conta também com grandes redes que, gradativamente, se expandem por todas as regiões do país.
Dentro desse contexto, surge no Brasil, em 2021, o modelo de comunidades independentes focadas em pequenos e médios provedores (ISPs). Mas como funciona esse ecossistema e quais suas vantagens para um provedor independente?
Historicamente, o modelo das comunidades de negócio surgiu na Europa após a Segunda Guerra Mundial e foi uma estratégia encontrada pelos pequenos e médios empreendedores para que pudessem competir em melhores condições com grandes grupos varejistas. Através dessa união, eles podiam lutar por melhores preços de fornecimento e, consequentemente, ofertar produtos mais acessíveis para seus clientes.
Tal conceito naturalmente evoluiu ao longo das décadas e hoje, além de reforçarem seu poder de negociação, as comunidades independentes compartilham tecnologia e metodologias de gestão avançadas que contribuem com o avanço dos negócios dentro de um ambiente econômico mais ágil e digitalizado.
Além disso, as comunidades de negócios não interferem na independência de seus associados. Ou seja: o empreendedor é livre para trilhar suas rotas de crescimento, mas pode acessar o ecossistema de uma comunidade para buscar apoio em áreas como marketing, vendas e gestão para dividir desafios e renovar conhecimentos, ou mesmo para buscar uma linha de crédito que impulsione seu negócio. Tudo isso com liberdade para a tomada de decisões estratégicas.
Com essa visão colaborativa, as comunidades chegaram ao mercado de ISPs para ficar, tendo como foco central o objetivo de que provedores independentes de internet aumentem e fidelizem sua base de clientes por meio de um ecossistema integrado, focado na geração de resultados e no sucesso de cada um de seus associados.
Para saber mais sobre como as comunidades independentes do segmento de ISPs estão revolucionando o mercado, nós preparamos um e-book exclusivo com as 7 vantagens desse modelo e com dados que comprovam seu potencial. Temos certeza de que vai curtir a leitura. Até a próxima!