Claramente, quando pensamos nos caminhos para o crescimento de um negócio, não há uma receita mágica e existem diferentes estratégias que um empreendedor pode implementar para aumentar seu faturamento e sua base de consumidores.
No entanto, permanecer atento às tendências de mercado é uma exigência central para as empresas de todos os segmentos que desejam crescer dentro de um contexto de avanço da digitalização da sociedade e da busca dos consumidores por produtos e serviços que ofereçam mais comodidade, praticidade e inovação para o seu dia a dia.
Assim, quando refletimos sobre o ambiente de negócios dos provedores regionais e ISPs, uma das possibilidades de expansão que pode ser adotada diz respeito à ampliação de portfólio por meio dos chamados Serviços de Valor Agregado (SVAs). Basicamente, estamos falando de soluções que são complementares à oferta de uma empresa.
Assim, um provedor de internet que deseja diversificar seus serviços pode, por exemplo, disponibilizar contas de e-mail, canais de filmes e música, games, conteúdo digital, dentre outra série de possibilidades para seus assinantes e, através dessa diversificação das fontes de recursos financeiros, ele terá maior potencial para atrair novos públicos e fortalecer os processos de fidelização com clientes já ativos.
Os SVAs, por sua vez, se conectam diretamente com um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo: as plataformas de streaming. Um levantamento da CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) estima, nesse sentido, que 89% dos brasileiros com mais de 16 anos assistiram filmes ou séries online em 2020. Já a assinatura de serviços de filmes ou música cresceu 49% no comparativo com o último levantamento do Comitê, de 2018. Além disso, a Roku identificou que nada menos que 75% dos cidadãos do país usam plataformas de streaming todos os dias.
E esse movimento, aliás, faz parte de uma tendência global: segundo um relatório da Nielsen divulgado em julho do ano passado, o streaming nos Estados Unidos já é mais consumido que a TV aberta e essa perspectiva também se abre para o Brasil.
Plataformas como o Globoplay, aliás, são um exemplo claro que reflete esse cenário: só no primeiro trimestre do ano passado, a receita da plataforma de streaming da Globo aumentou em 11% sua base de usuários e teve um aumento de receita líquida de 49%.
Ou seja: quando pensamos em diferenciação mercadológica dentro de um mercado tão competitivo quanto o de provedores de internet, é preciso levar em conta a força dos SVAs e de seu pilar estratégico que se encontra no eixo dos streamings. Mas como um ISP regional pode ter acesso a parcerias com plataformas como o Globoplay e, desse modo, aumentar seu ticket médio?
Em nosso novo e-book, explicamos como o ecossistema da Celeti HUB oferece essa alternativa para nossos associados, que podem ofertar Globoplay e produtos inovadores da Roku visando fidelizar e atrair novos clientes.
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