Dentro do cenário de transformações do mercado, um dos tópicos que vem sendo mais debatidos no ambiente de negócios brasileiro envolve o conceito de lifelong learning ou educação continuada. Basicamente, estamos falando de uma perspectiva pedagógica que, de modo positivo, está avançando também no segmento corporativo e segundo a qual a aprendizagem é um processo a ser conduzido sem parar!
E isso porque, conforme reforçado acima, a economia está em constante movimento de transformação – digital e de processos. Afinal de contas, novos modelos de negócio, tecnologias e cenários surgem a todo instante, impondo aos empreendedores, gestores e lideranças uma mentalidade de abertura para novos conhecimentos (técnicos e comportamentais).
Dentro desse contexto, é muito relevante perceber o crescimento dos investimentos em treinamentos e programas educacionais nos negócios brasileiro.
Foi o que apontou, por exemplo, o levantamento HR Innovation, divulgado no ano passado pela startup Ahgora, o qual identificou que 76,5% das empresas entrevistadas priorizam ou pretendem priorizar investimentos em educação dentro de seus ambientes corporativos.
Por sua vez, são muitos os benefícios listados pelas próprias lideranças do mercado quando o assunto é educação corporativa.
Em uma pesquisa também de 2022 realizada durante o evento HR First Class, 95% dos executivos consultados afirmaram que o conhecimento promove o alinhamento entre a cultura do negócio e seus colaboradores, enquanto 73% dos líderes disseram que esse pilar promove o desenvolvimento das equipes e de todo o ecossistema empresarial.
Vale acrescentar ainda que, a partir de uma visão estratégica sobre educação corporativa, é possível gerar resultados concretos e profissionalizar a gestão de uma empresa nas diferentes frentes e demandas do negócio. E essa perspectiva, sem dúvidas, também vale para o mercado de ISPs e para os pequenos e médios provedores que desejam fortalecer diferenciais competitivos com foco em crescimento e geração de resultados.
“Mas por onde começar?”, talvez você esteja se perguntando. Logo abaixo, destacamos quatro áreas gerenciais que merecem uma maior atenção dos empreendedores:
- Gestão da inovação
- Gestão de pessoas
- Gestão de marketing e vendas
- Gestão do conhecimento
E se você quer saber mais detalhes sobre como priorizar essas jornadas de aprendizagem em sua empresa para otimizar seus processos de gerenciamento, não deixe de baixar o Guia do Gestor ISP para Transformar sua Equipe em uma Máquina de Resultados, produzido pela Celeti HUB!
Ao longo do e-book gratuito, você poderá conhecer com mais detalhes sobre os programas educacionais que oferecermos para o nosso ecossistema e como caminhamos ao lado dos provedores independentes para fortalecer o mercado de ISPs do país.
E, não tenha dúvidas: os empreendedores mais antenados com as mudanças do mercado, sem dúvidas, saem na frente na corrida para o sucesso!