Blog

A expansão do mercado de telecomunicações no Brasil: como aproveitar esse cenário?

O mercado de telecomunicações vive um momento de expansão, impulsionado por tendências como o 5G, a transformação digital e os novos ecossistemas de negócios.

O protagonismo dos pequenos e médios provedores para a democratização da internet no Brasil é uma realidade evidente. De acordo com um levantamento de 2021 da Teleco (portal especializado no setor de telecomunicações), o segmento de ISPs (que abrange os provedores locais de serviços de internet) lideram o mercado de banda larga fixa residencial em nada menos que 84% das cidades brasileiras.

Mas manter esse posicionamento de destaque é algo que depende de um esforço contínuo voltado para a diferenciação competitiva, estudo do cenário mercadológico brasileiro e busca por novas oportunidades de crescimento.

Dito isso, é válido salientar que o mercado de telecomunicações brasileiro vive um claro momento de expansão, impulsionado por tendências como o lançamento do 5G em todo o território nacional, o avanço da transformação digital e o surgimento de novos ecossistemas de negócio que fortalece, inclusive, o setor de provedores independentes e ISPs.

Dentro desse cenário, a consultoria IDC projetou um crescimento de 8,2% para o segmento TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em 2022. E esse avanço deve continuar no presente ano: de acordo com estimativas recentes, o mercado de Telecom pode movimentar mais de R$ 35 bilhões ao longo do ano, diante da continuidade dos processos de transformação digital que ganham escala tanto no ambiente empresarial do país como na sociedade como um todo.

Analisando especificamente o nicho de ISPs – que, segundo a própria Anatel, é um dos principais vetores para o acesso à internet no país – o momento engloba tanto oportunidades, quanto desafios.

De um lado, temos a consolidação de um mercado que soma mais de 10 mil empresas no país e segue avançando, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste. Em contrapartida, para competir com as grandes redes e manter seu protagonismo no setor de telecomunicações, os provedores independentes precisam ampliar estratégias que lhe permitam conquistar novos clientes e fidelizar suas bases de assinaturas ao longo dos próximos anos.

Em outras palavras, o caminho para o aumento da lucratividade passa por uma disrupção na diversificação de produtos e também em frentes que incluem:

  • A melhoria dos processos de gestão empresarial;
  • O reforço do posicionamento digital;
  • A busca por soluções financeiras que fortaleçam o caixa e os investimentos dos empreendedores.

 

Para tanto, uma das possibilidades mais interessantes inclui a participação em comunidades de provedores independentes. Na Celeti HUB, por exemplo, você dispõe de parcerias com alguns dos principais fornecedores de hardware, software e serviços do mercado de Telecom (incluindo Globoplay e Roku), acesso a novas tecnologias desenvolvidas por startups e ferramentas para o seu desenvolvimento enquanto gestor – tudo isso com descontos exclusivos.

E isso sem falar na possibilidade de troca de experiências com outros empreendedores, participação em eventos e suporte contínuo de especialistas que têm como principal objetivo o fortalecimento do mercado de ISPs do Brasil!

Para saber mais sobre essas e outras ações que você pode adotar para o seu crescimento, não deixe de conferir nosso novo e-book “5 ações para o seu provedor bombar em 2023” clicando abaixo, e lembre-se: com planejamento e visão estratégica, seu sucesso poderá ser consolidado ainda este ano!

Compartilhe: