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Celeti ultrapassa a marca de R$ 200 milhões em 3 anos de operação

Um dos principais players do mercado de ISP, a Celeti tem como foco provedores de internet independentes, ofertando equipamentos de rede, serviços, e outras soluções completas.

O avanço da tecnologia de transmissão em fibra óptica popularizou o  acesso a internet banda larga  em diferentes lugares do Brasil através de  provedores de internet independentes e, com a chegada da pandemia de Covid-19, esse mercado se expandiu ainda mais. Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela Anatel, o número de acessos de banda larga fixa cresceu 241% desde março de 2020, o que representa um aumento de 16,6 milhões para 39,9 milhões. No caso das empresas que aderiram ao modelo de home office, desde o início do isolamento social, foi registrado um aumento de mais de 40% no consumo de internet banda larga pelas operadoras de telefonia.

Com esse crescimento expressivo, novas oportunidades de negócios surgem no mercado. Ainda de acordo com a Anatel, o número de Provedores de Internet (ISPs) no Brasil subiu quase 10% durante o período de janeiro a maio de 2021. No fim do semestre, foram registrados cerca de 16,4 mil provedores. Tendo em vista este contexto, a Celeti, fornecedora de hardware e serviços para provedores de internet, vem desenvolvendo estratégias que buscam aumentar o leque de ofertas para os ISPs irem além da conectividade.

Fundada em 2019, a empresa conta com cerca de 4.300 ISPs atendidos e mais de 70 colaboradores, tendo sede no Rio de Janeiro e dois centros de distribuição e serviços em Santa Catarina e no Espírito Santo. Nos últimos dois anos, a Celeti apontou crescimento expressivo, ultrapassando a marca de R$ 200 milhões. Um dos grandes diferenciais da companhia é a experiência de seus sócios na área de telecomunicações, que possuem grande visão no mercado de ISPs. Com isso, a Celeti tem em seu DNA o propósito de otimizar o atendimento dos provedores de internet independentes, além de democratizar o setor, dando suporte para que as empresas de menor porte sejam mais competitivas diante dos grandes players.

Atuando em duas frentes de trabalho, a Celeti tem como público-alvo pequenos provedores, ofertando formas facilitadas de compra de equipamentos para a banda larga e fibra óptica. Isso porque, através de um fundo próprio  FIDC registrado na B3, que conta com o aporte de investidores institucionais relevantes, a empresa oferece crédito para seus clientes na compra de equipamentos de rede de primeira linha, dividindo os custos de infraestrutura em até 18 vezes. Para dar suporte às operações, são cerca de 30 profissionais no departamento financeiro, além de um database e uma metodologia de análise de crédito personalizada que tem alavancado os negócios de seus clientes.

De acordo com Fabio Moreira, Diretor de Marketing da Celeti, uma parte expressiva da disponibilização de internet para os usuários vem de pequenos provedores. “Existem lugares remotos que ainda não contam com uma internet de qualidade, visto que as grandes empresas de telecomunicações não conseguem priorizar essas regiões. Para democratizar o acesso digital, capacitamos esses provedores menores com soluções em hardware, tanto de grandes fabricantes como em marca própria, adicionando crédito e serviços, para oferecerem banda larga em fibra óptica de qualidade para seus usuários”, comenta. “Esse é um mercado gigantesco, mas que as empresas de menor porte têm necessidades diferentes das grandes. Nosso objetivo é impulsionar esse crescimento do provedor local”.

 

Projeções para o futuro e a oferta de novos serviços

Além da venda de aparelhos, a Celeti estrutura uma nova frente, o CeletiHub. A estratégia tem como objetivo ofertar serviços que agreguem valor a esses provedores, como o streaming, além de criar uma comunidade por meio da união de pequenos ISPs, para consolidação colaborativa nos setores de tecnologia, educação e profissionalização, descontos e compras, e marketing. “O mercado de streaming está crescendo exponencialmente. Para se ter um parâmetro, cerca de 65% dos adultos brasileiros têm, pelo menos, um serviço de streaming. É um valor bem acima da média global, que é de 56%, de acordo com o relatório de adoção de Streaming Global, da Finder. Ou seja, o streaming, somado a esses serviços financeiros, de gestão e de networking são, sem dúvidas, um caminho chave para o futuro desse mercado”, destaca João Diniz, Diretor Comercial da empresa.

Fabio pontua que “a digitalização apresenta diversas possibilidades, de modo que tanto o mercado de hardware como o de crédito ou de serviços têm grande potencial para os próximos anos. Queremos apoiar os ISPs e, sobretudo, seus consumidores, para que eles tenham acesso a soluções e serviços de ponta, a valores mais acessíveis e formas diferenciadas de pagamento”.

Atualmente, a Celeti já conta com parceiros em seu Hub, como a Huawei, tendo conquistado até mesmo os prêmios IP PARTNER e GOLD PARTNER Huawei para esse segmento, no ano de 2021. “O mercado tem grande potencial, queremos expandir esse segmento, ofertando, cada vez mais, serviços de ponta para as mais diversas regiões do país”, conclui o Diretor de Marketing.

 

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