Para crescer dentro de um ambiente de negócios movido por transformações constantes e no qual novas companhias surgem a todo momento buscando seu lugar ao sol através da conquista e fidelização de consumidores, empresas de todos os portes e segmentos precisam investir em estratégias e buscar se diferenciar da concorrência.
E isso vale também para o mercado de ISPs. Mas qual caminho um provedor independente de internet pode trilhar para se fortalecer tanto a nível regional, quanto no âmbito da competição com grandes redes de telecomunicações que se expandem pelo Brasil?
Para respondermos a essa pergunta, é fundamental levarmos em conta o potencial dos Serviços de Valor Agregado (também conhecidos pela sigla de SVAs), haja vista que eles são vetores centrais para a oferta de experiências de navegação na internet mais personalizadas e diante de um momento no qual o brasileiro utiliza a web para uma multiplicidade cada vez maior de atividades, incluindo, por exemplo, o consumo de entretenimento digital.
Mas o que são os SVAs?
De modo bem objetivo, os Serviços de Valor Agregado ou Adicionado (SVAs) são soluções complementares à oferta de uma empresa. Nesse sentido, pensando na realidade de um provedor de internet, estamos nos referindo, por exemplo, a contas de e-mail, canais de filmes e música, games, conteúdo digital, dentre outra série de possibilidades.
A vantagem evidente de contar com uma gama de serviços de valor agregado se concentra no princípio de quanto maior for o número de soluções contratadas por um cliente por meio de seu provedor, maior também será o vínculo desse consumidor com o ISP.
Além disso, por meio da diversificação de conteúdo, você poderá disponibilizar uma experiência mais significativa e personalizada para os consumidores, uma vez que opções como as plataformas de streaming se guiam pela oferta de conteúdo direcionado ao perfil de cada usuário. Dentro desse contexto, é interessante citar que, segundo uma pesquisa da Yeldify, 75% dos consumidores preferem adquirir produtos de empresas que oferecem experiências digitais personalizadas.
Finalmente, os SVAs podem contribuir para a expansão de faturamento recorrente de um ISP, seja, por exemplo, através de parcerias com plataformas e provedores de serviços com ganho de porcentagem em uma assinatura, seja por meio de um modelo de aluguel de determinada solução ou ferramenta.
Em outras palavras: não é possível ignorar os SVAs quando pensamos no crescimento de um provedor independente de internet! E se você ficou interessado por esse tema e quiser se aprofundar, que tal ler nosso novo e-book que trata, justamente, papel dos Serviços de Valor Agregado para a diferenciação competitiva no mercado de ISPs.
Temos certeza de que vai gostar da leitura. Até a próxima!