Blog

Vantagens da locação de hardwares para os ISPs

Locação de hardware
A locação de hardware surge como uma alternativa capaz de garantir a ativação de clientes, a expansão de rede e a continuidade da operação.

No Brasil, o cenário macroeconômico é sempre um ponto de atenção que define a realidade de crescimento entre muitos ISPs (Provedores de serviços de internet). Não há como negar a influência que incertezas econômicas exercem sobre o processo de implementação de equipamentos e, dessa forma, a locação de hardwares – como Roteadores de Borda, Switches, OLTs (Terminais de Linha Óptica) e ONUs (Unidades de Fibra Óptica) – surge como uma alternativa capaz de garantir a ativação de clientes, assim como a expansão de rede e a continuidade da operação.

Hoje, dentro de um contexto em que provedores adquirem produtos importados, a especulação em cima do dólar, somada ao aumento de juros importantes nos Estados Unidos, cria um ambiente de pouca estabilidade nos preços, o que dificulta a vida de pequenas e médias ISPs. As eleições trazem outro aspecto crítico para o debate. Assim, frente ao objetivo de permanecer em crescimento e manter uma entrega de alta qualidade e desempenho, será necessário esperar o término de todo esse período de incerteza generalizada?

A saída está na locação, sem dúvidas. E no momento de se contratar um serviço do tipo, é aconselhável que provedor se atente a uma série de diferenciais, para que esse processo de contratação traga os resultados desejados e reduza esse clima de imprevisibilidade.

O antídoto da locação e os benefícios financeiros

Proporcionando mais previsibilidade de custos, um fornecedor que trabalhe com preços fixos em real acompanha o senso de urgência de provedores que não podem permanecer à deriva da moeda estrangeira, sem correção, inflação e a variação do dólar. Dessa forma, a margem para continuar crescendo volta a favorecer o negócio, já que o gestor terá uma proteção natural do balanço macroeconômico – na prática, a receita gerada será capaz de suprir os pagamentos de parcelas fixas. Com base em uma linha de crédito aprovada rapidamente, aqui, a ideia central é apoiar o ISP para que o mesmo tenha autonomia em preservar suas operações e a qualidade nas entregas, de modo que todo o custo de aquisição inicial seja diluído ao longo do tempo. O resultado será a amortização do valor em um período de longo prazo no setor de telecomunicações.

De fato, para concluir o artigo, são vantagens que credenciam o serviço de locação como a melhor opção para pequenos e médios provedores. Em resumo, oferece um menor desembolso financeiro no início (sem a necessidade do pagamento do diferencial de alíquota do ICMS), mais previsibilidade quanto ao câmbio, juros e inflação, expande o poder de crédito e possibilita a adoção de equipamentos de ponta.

Com certeza, é possível afirmar que retirar uma inciativa do papel nunca foi tão simples, e com um fornecedor que apresente todas essas vantagens, as oportunidades de mercado para ISPs serão cada vez mais atrativas.

 

*Fabio Moreira é Diretor de Marketing da Celeti, fornecedora de hardware e serviços para provedores de internet. Possui mais de 20 anos de experiência na área de telecom e é graduado em Engenharia de Telecomunicações pela UNICAMP. 

 

Notícia divulgada em: Administradores

Compartilhe: